Aprenda Agora O que é Persona e Como Definir a sua de Maneira Simples

Existem muitas dúvidas no marketing digital envolvendo persona, avatar e público alvo.

Se você faz parte desse público que deseja saber como entender o que é persona, continua por aqui comigo que vou te explicar tim por tim.

Neste artigo vou te explicar de maneira simplificada como entender o que é persona, avatar e público alvo. Você com certeza vai sair daqui sabendo tudo sobre persona.

Antes que você queira me deixar sozinha, vamos para o conteúdo.

O que é Persona

o-que-é-persona

Deixa eu te contar um segredinho.

Passei três meses da minha maravilhosa vida quebrando a cabeça para entender o que é persona.

E confesso, foi por pouco que não desisti de entender essa bagaça.

Esse assunto me tomou dias e noites e foi motivo até de lágrimas e frustração por aqui.

Por que queria muito fazer meu negócio decolar, mas sem entender persona, era complicado.

Mas é claro que não desisti e consegui aprender tudo sobre termo que trava a mente de algumas pessoas.

E cá estou eu para te ajudar a entender o que é persona e como definir a sua.

Então, vamos lá.

Persona é a representação fictícia da pessoa que você vai falar no seu negócio.

O que é Avatar e Persona

Pois bem, muitas pessoas confundem esses dois termos.

Mas você a partir de agora não fará mais parte desse público que confunde o que é esses dois termos.

Vamos entender isso juntas.

Avatar e persona é a mesma coisa, só muda as palavras. Algumas pessoas preferem falar persona outras já se referem como avatar.

Mas tudo é farinha do mesmo saco.

Persona e avatar são a representação da pessoa que você escolhe se comunicar em seu negócio.

Ou seja, é uma pessoa imaginária que você inventa e dar nome e características.

A partir do momento que você começa a criar conteúdo, você consegue atrair pessoas que tem as mesmas características da pessoa imaginária que você inventou e escreveu em um papel.

O que é Persona e Público Alvo

o-que-e-persona-e-publico-alvo

Pronto agora a coisa é diferente.

Existem pessoas que também fazem confusão com esses termos. Eu já fiz isso.

Mas neste caso tem diferença e eu vou te explicar agora qual é.

A diferença é que o público alvo é o grupo de pessoas que você irá atrair e se comunicar em seu negócio.

Já a persona é a pessoa que você inventa na sua mente e só depois começa a falar com ela, ou seja, o negócio é mais íntimo.

Por que no caso da persona você escolhe as características, os gostos, as virtudes e tudo isso tem um grande impacto no seu negócio.

Entendeu? Para ter certeza que ficará claro, vou te dar um exemplo.

Imagina que você chega a uma escola e de cara já vem algumas garotas falar com você.

Você começa a dar atenção e andar com essas meninas, ou seja, essas garotas passam a ser o seu público alvo.

Porém dentre desse grupo de meninas existe uma que você conversa mais, confia e tem mais afinidade, é a Mariana. Essa é a sua persona.

Com o passar dos dias você começa a procurar na escola garotas que tem características parecidas com a Mariana.

Assim você terá um novo grupo de colegas com características bem próximas a que você escolheu, ou seja, um novo público alvo baseados nas características da Mariana.

Entendeu agora a diferença?

Como Definir o Cliente Ideal

Ok, belezinha, agora você está querendo me matar, se perguntando como definir a persona?

Pois é, vou te falar agora.

Vamos para a prática, pegue papel e caneta e sente em um local calmo.

Você irá imaginar uma pessoa que deseja falar em seu negócio.

Anote no papel o nome dessa pessoa, as informações pessoais e demográficas, seus principais problemas, seus desejos na vida e as coisas que ela gosta de fazer.

Isso é o básico.

Não se assuste, você irá conseguir!

Você irá imaginar uma pessoa e anotar essas informações pensando nas características do público que deseja atrair.

Outra sugestão para você definir sua persona é fazer passo a passo comigo. Irei te auxiliar em todas as etapas gratuitamente. Se aceitar o desafio, clique no botão abaixo.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você, fique a vontade para expressar a sua opinião nos comentários.

E se você tiver qualquer dificuldades em executar as etapas para definir seu avatar, me mande no meu WhatsApp pessoal que terei o maior prazer em lhe ajudar.

Forte abraço, Anna Carvalho

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!