Como Criar um Calendário Editorial para Instagram Grátis: Passo a Passo

O Calendário editorial para Instagram grátis é a solução para você que cria conteúdos constantes no Instagram e deseja crescer na plataforma.

Também sou criadora de conteúdos e sei que não é fácil criar conteúdos para toda uma estrutura na internet. 

São muitas demandas que temos que cumprir, como planejar, pesquisar o conteúdo, criar as postagens, programar, interagir com o público, enfim só um bom planejamento para nos salvar, rsrs.

E é justamente aí que entra o calendário de conteúdo para Instagram grátis

O calendário de conteúdo para Instagram é importante porque te ajuda a manter uma presença consistente na rede social.

Além de economizar seu tempo, manter a coerência em sua estratégia de conteúdo e facilitar a otimização dos resultados alcançados na plataforma.

 O Que é Calendário de Conteúdo? Quais os Benefícios de Ter um Calendário Editorial Estruturado

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Um calendário editorial é um tipo de documento em que se organiza toda a produção de conteúdo para um negócio online por um determinado período de tempo.

Podendo ser organizado de forma mensal, a cada dois meses, por semestre e até por ano.

O ideal é organizar o seu calendário editorial de duas maneiras. Sendo um calendário geral com todas as partes que compõem o seu negócio no digital, como canal no YouTube, blog, Pinterest, entre outras mídias.

E outro calendário de postagens individual, onde você terá uma visão macro do que postar em cada mídia.

Além disso, é fundamental ressaltar que os conteúdos precisam ter relação entre si, garantindo uma abordagem consistente e coerente em todas as suas publicações.

Dessa forma, você garante que suas ações estejam alinhadas com o objetivo geral do seu negócio e assim conseguirá de forma mais assertiva mensurar seus resultados.

No calendário individual é importante definir cada assunto que será abordado, a quantidade mensal de postagens em cada mídia, os horários adequados, os formatos e os tipos de conteúdos para atender toda a jornada do cliente, sendo conteúdos para topo, meio e fundo de funil.

Vale lembrar que não é necessário e nem aconselhável criar um calendário complexo. Priorize um modelo simples e que atenda suas necessidades de forma satisfatória.

Como Criar Calendário De Conteúdo Para Instagram De Forma Estratégica

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Para você ter ideias constantes do que postar no Instagram e leveza na sua produção de conteúdo é super indicado criar um calendário editorial, também conhecido como linha editorial por algumas pessoas.

Por isso, irei compartilhar com você como criar um calendário de postagens para Instagram grátis em apenas seis passos simples.

Passo 01: Defina Objetivos para Criar Corretamente o Calendário Editorial Para Instagram Grátis

Antes de iniciar o seu calendário ou linha editorial, é fundamental definir quais são seus objetivos dentro do Instagram.

Antes que se pergunte que objetivos são esses, vou te dar alguns exemplos:

  • Você deseja crescer seu número de seguidores?
  • Fazer mais vendas na plataforma?
  • Ser reconhecido como autoridade dentro do seu nicho?
  • Engajar melhor com o seu público?

Quando você define seus objetivos fica muito mais fácil criar suas estratégias e ter ideias de conteúdo para Instagram.

Somente depois que definir todos os seus objetivos, você vai conseguir traçar as ações necessárias para alcançar cada meta dentro da plataforma. 

Lembrando que para evitar frustração e ansiedade, trace metas mensuráveis e realistas.

Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo estabelecidos e crie ações para alcançar cada um com calma e persistência.

Passo 02: Conhecer a Persona Para Montar Seu Calendário Editorial Para Instagram Grátis

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Na minha opinião esta é a etapa mais importante na hora de montar o seu calendário de postagens.

Saber o que é persona e definir a sua da forma correta, vai te ajudar não apenas no momento de ter ideias de conteúdo para o Instagram, mas sim a se comunicar com o público certo em todo seu negócio online.

Lembrando que persona é a representação fictícia da pessoa que deseja se comunicar em seu negócio e para a sua estratégia funcionar é preciso falar com o público certo.

Portanto pesquise quais são os assuntos que seu público tem interesse, suas maiores necessidades, dores, hobbies e assim por diante.

Da mesma forma, é possível usar também as interações do Instagram como enquetes e caixinha de perguntas para conhecer melhor sua audiência.

Com essas informações em mãos, fica muito mais simples montar seu calendário de postagens.

Passo 03: Criar Uma Linha Editorial Bem Estruturada Para Suas Postagens

Com as informações do seu público em mente, você irá começar a identificar quais são os temas mais relevantes para falar em seu perfil do Instagram.

Agora é hora de definir de fato como irá planejar seu calendário editorial (mensal, por semestre ou por ano).

Eu indico que faça o planejamento mensal ou no máximo por dois meses, pois assim ficará mais fácil visualizar as ações que estão de trazendo resultados e melhorar as que não estão.

Depois de definir o formato da sua linha editorial e os temas que vai abordar em seu perfil, é agora de distribuir esses assuntos em seu planejamento.

Neste passo, surgem muitas dúvidas como:

  • O que postar em cada dia da semana no instagram?
  • Quais são os melhores dias e horários para postar?
  • O que chama mais atenção no Instagram?
  • Entre outras dúvidas comuns.

Porém, se você conhecer bem a sua persona, entender todas as necessidades e souber exatamente os assuntos que ela busca na internet. Você nunca terá dúvidas. 

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre a persona ou não definiu a sua da forma correta, a hora é agora.

Vou disponibilizar para você meu e-book 100% gratuito Avatar Definitivo, para você ter acesso a todas as etapas da definição da persona e definir corretamente a sua, basta clicar no botão abaixo.

Qual a quantidade ideal de post no Instagram?

Em relação a quantos dias e postagens você deve fazer no Instagram, indico analisar a sua realidade primeiro.

Sei que muitas pessoas falam para postar todos os dias, outras indicam até 3 vezes por dia, mas ninguém nunca pergunta como é sua realidade.

Portanto, eu indico você começar postando a quantidade que for melhor para você com o máximo de qualidade que conseguir.

E com o passar do tempo vai aumentando a quantidade se você perceber a necessidade.

Passo 04: O Que é Preciso Ter em Um Calendário Editorial Para Instagram Grátis?

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Para que seu calendário de postagens seja completo e que realmente te traga resultados, ele precisa ter:

  • assunto do post;
  • formato do conteúdo (reels, carrossel, story, live, entre outros);
  • horário e data da publicação;
  • tipo de contéudo (topo, meio ou fundo de funil);
  • dor que soluciona;
  • CTA (baixar uma isca digital, comentar, compartilhar, clicar no link da bio, entrar para um grupo seu, entre outros tipo de chamada para ação que julgar necessário) 

Eu indico você usar o mesmo assunto para criar diferentes formatos de conteúdo. Assim você consegue aproveitar melhor aquele conteúdo criado e ainda saber qual formato deu mais certo em seu perfil.

É sempre importante você fazer testes para descobrir o que está dando certo e onde pode melhorar em suas estratégias.

Uma dica importante, sempre planeje os seus conteúdos pensando nos objetivos que deseja alcançar com cada postagem.

Lembrando que o calendário editorial não deve ser engessado ou cheio de regras.

Construa um calendário de conteúdo que seja flexível e facilite a organização do seu negócio.

Passo 05: Escolha a Ferramenta Ideal Para Criar o Seu Calendário

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Existem atualmente diversas ferramentas e recursos gratuitos para você criar um calendário de postagens para Instagram totalmente grátis.

Uma das ferramentas que uso em meu negócio e gosto muito são as planilhas Google

A planilha do Google é simples de mexer, tem salvamento automático, pode ser aberta em qualquer dispositivo e é totalmente grátis. Para ter acesso às planilhas, basta ter uma conta do Gmail.

Outra ferramenta que já usei em meu negócio e indico bastante é o Trello. No Trello você consegue organizar todas as suas demandas por quadros, listas e cartões. 

É um recurso bem completo onde é possível adicionar anotações, datas, membros, anexos, etiquetas, checklists entre outros. E para visualizar seu cronograma no formato de calendário, basta ativar o Power-Up calendar. 

Outra ferramenta que sou apaixonada é o Canva. O Canva é uma plataforma muito completa para criação de design em todos os tipos e formatos.

Além disso, a plataforma disponibiliza o recurso para criação de calendário de postagens, onde é possível planejar, criar, agendar e postar direto em seu perfil. Tudo em um único lugar.

Escolha a ferramenta que melhor se encaixa em sua realidade e mãos a obra na criação do seu calendário para o Instagram.

Passo 06: Calendário de Postagens no Instagram: Análise de Resultados e  Otimização de Tempo 

Esta etapa também é muito importante, apesar de algumas pessoas negligenciar essa função.

A função de analisar o que você faz é de fundamental importância para você mensurar o que deu certo.

Se você não analisa o seu negócio, vai ficar sempre criando conteúdos e esperando o milagre do engajamento. 

Mas sinto te dizer que esse tipo de milagre não irá acontecer em seu perfil.

O único caminho para ter resultados e crescer no Instagram e na internet é analisar as ações e melhorar constantemente.

Portanto reserve um dia na semana ou ao menos duas vezes no mês para analisar as métricas do seu perfil no Instagram e traçar novas ações de melhorias.

Outra coisa que é importante para acelerar a sua produção de conteúdo e te trazer mais tempo livre é a programação de postagens.

Aqui no meu negócio atualmente, estou usando o próprio programador do Facebook – o Creator Studio

É uma ferramenta simples e fácil de usar. Além de programar suas postagens, você consegue administrar o seu perfil respondendo sua audiência e analisando as suas métricas.

Enfim, neste artigo compartilhei com você como criar um calendário editorial para Instagram grátis em seis passos estratégicos.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado. Te desejo muita sorte em seu perfil e lembre-se que consistência e análise são a chave para o seu sucesso.

Se depois de ter acesso a esse conteúdo você chegar à conclusão que precisa de ajuda mais personalizada para melhorar os resultados no seu perfil.

Pode entrar em contato comigo pelo WhatsApp, estarei à disposição para te orientar e te ajudar a criar uma estratégia eficaz que vai melhorar os seus resultados no Instagram.

Forte abraço, Anna Carvalho

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1 Comentário

  1. Anna Carvalho disse:

    Obrigada Bruno, agradeço o feedback e a visita. 🙂