O Que é SEO e Como Otimizar Seu Site em 5 Passos Práticos 

Aprender o que é SEO é fundamental para quem deseja se destacar na internet, seja divulgando produtos, perfil de rede social, ou negócios digitais

Ele é a BASE para aparecer em qualquer mecanismo de busca.

Portanto, se você não souber aplicar corretamente na sua criação de conteúdo, estará fadado a não ser encontrado pelo público. 

SEO é a sigla para a expressão em inglês “Search Engine Optimization” que em português significa “Otimização para mecanismos de busca”. 

Veja, a palavra “otimização” já mostra ao que se refere a sigla, você precisa deixar seu conteúdo ÓTIMO para que os mecanismos de busca considerem o ranqueamento na primeira página dos resultados. 

O Que é SEO e Como Funciona o Algoritmo do Google

o que é seo

O principal mecanismo de busca aqui no Brasil é o Google. 

Sempre que as pessoas precisam saber alguma coisa elas entram no Google e digitam a dúvida na caixa de pesquisa.

E quando dão “enter”, o algoritmo começa a mostrar os resultados referentes à pesquisa que foi feita. 

O algoritmo mostra esses resultados em ordem decrescente, ou seja, ele exibe os conteúdos que considera mais completos e que melhor atendem à pesquisa feita nos primeiros lugares.

Conforme os resultados vão ficando menos relacionados com o contexto da pesquisa, eles vão sendo mostrados subsequentemente  até chegar em resultados que têm a mínima relevância para a pesquisa. 

Todo produtor de conteúdo precisa ter em mente uma única META: 

Aparecer na PRIMEIRA PÁGINA dos resultados. De preferência nos primeiros 5 lugares que ficam antes da “dobra da página”, que é quando a pessoa precisa rolar para continuar olhando. 

E, infelizmente, aqui não tem um “tudo bem ficar na segunda página”, porque as pessoas não vão até lá.

O seu esforço de otimização tem que mirar o ranqueamento na PRIMEIRA página para aparecer para seu público. 

Leia também como aparecer na primeira página do google

Principais Fatores de Ranqueamento Considerados Pelos Mecanismos de Busca 

Dentro dos parâmetros do conceito de o que é SEO existem alguns fatores que o Google considera mais na hora de ranquear os conteúdos que existem em TODA internet. 

Podemos citar alguns para facilitar sua compreensão: 

  • Relevância da palavra chave: É quando seu conteúdo contém todas as palavras que foram pesquisadas, ou a maioria. 

Por isso, é crucial trabalhar com palavras-chave que o público realmente utiliza e explorar também as pesquisas relacionadas para otimizar ainda mais.

  • Experiência do usuário: O Google não considera apenas o conteúdo dos sites, mas também como se comportam as URL´s depois que são acessadas. 

Ter carregamento rápido, estar adequado para qualquer dispositivo (principalmente celular), ter fontes fáceis de ler, são fatores que promovem uma boa experiência para quem acessa, e isso é muito desejado pelo Google. 

  • Permanência na página: Existe uma taxa chamada “bounce rate” (taxa de abandono) que o Google mede para cada URL.

Ela se refere ao tempo que as pessoas permanecem dentro do seu site, se ela for muito alta é porque o público sai muito rápido e isso não é bom. 

Podemos dizer que esses são os fatores mais relevantes, porém existem especialistas que apontam que são mais de 200 fatores considerados.

Só que até agora o público conhece apenas entre 10% e 15% disso (aproximadamente 20-30 itens). 

Como Colocar Meu Site na Primeira Página do Google Usando 5 Técnicas de SEO Fáceis de Aplicar 

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Agora que você entendeu que seu site precisa estar na primeira página para ser encontrado pelo público.

Confira abaixo 5 técnicas de SEO que você deve aplicar sempre que criar conteúdo para a internet: 

1 – Pesquisa de Palavras Chave 

É a BASE da sua produção de conteúdo, seja para um blog, ou loja virtual, é necessário utilizar palavras chave relativas ao nicho de mercado e que tenham volume de buscas pelo público. 

Utilize o Google, ou sites secundários para pesquisar, como o Ubersuggest

Crie uma lista com as principais palavras do seu nicho e também com as expressões para os conteúdos que deseja desenvolver.

Guarde essas informações e use SEMPRE quando escrever artigos, ou quando for descrever produtos para uma loja virtual. 

2 – Conteúdo Relevante e Fácil de Entender 

Os algoritmos do Google sabem diferenciar um texto que contém mesmo um conteúdo rico dos que estão apenas repetindo a palavra chave em um contexto pobre. 

Já que vai investir tempo criando conteúdo então faça do jeito certo. Coloque informações que ajudam mesmo as pessoas, e que tenham linguagem clara para qualquer público entender. 

3 – Experiência do Usuário 

Falei sobre isso lá em cima, mas é importante reforçar, pois esse é um fator muito importante dentro dos requisitos do conceito de o que é SEO.

Tenha um site com fácil navegação, menus aparentes fáceis de clicar, escolha um template que seja responsivo para dispositivos móveis, pois a maior parte de acessos é feita pelo celular. 

Coloque uma fonte legível e cores harmoniosas. Se tiver banners de propaganda que eles não sobreponham o conteúdo, para evitar o abandono rápido da página. 

4 – Construção de Links 

Outro ponto importante para reforçar a otimização do seu conteúdo, é ter uma construção de links interna e externa (linkbuilding). 

A interna é quando você usa textos âncora do seu conteúdo para colocar links que levam para outros conteúdos dentro do seu próprio site. 

A externa é quando outros sites apontam para o seu, e quanto mais relevantes esses sites forem, maior a importância da sua URL para o Google. 

5 – Imagens  

É mandatório que todo conteúdo tenha pelo menos uma imagem contendo a palavra chave dentro do texto alternativo (tag alt para quem trabalha com WordPress). 

A imagem também ajuda no ranqueamento, pois é possível aparecer no resultado por imagem além do resultado por relevância do conteúdo. 

Use imagens nítidas, que tenham relevância dentro do contexto, e não esqueça de colocar a palavra chave principal dentro da tag alt do seu blog.  

O que é SEO Dentro de Outros Mecanismos de Busca 

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Existem outros mecanismos de busca como o Youtube e o Pinterest. Também é importante ter conteúdo otimizado a fim de aparecer na frente da concorrência nessas plataformas.

Sempre olhe quais são os elementos relevantes para ranqueamento dentro de cada mecanismo. 

Nunca se esqueça que o Google lê o conteúdo de TODA internet.

A partir disso seu conteúdo pode aparecer na primeira página como vídeo, imagem, e até mesmo como tag.

Basta que ele esteja otimizado com as palavras chave corretas relacionadas ao assunto. 

Se você quer aparecer na primeira página do Google mas não sabe como fazer isso, recomendo conhecer o Curso “SEO Sem Segredos”.

É um treinamento online e passo a passo que ensina o que é SEO e quais as principais formas de ganhar dinheiro aparecendo na primeira página dos resultados das pesquisas. 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender o que é SEO e como você pode se beneficiar dessa estratégia.

Forte abraço, Anna Carvalho

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